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quinta-feira, 12 de abril de 2018

LIGHT: QUEM FURTA É PROCESSADO. QUEM É FURTADO PROCESSA

Dia 10/04/2018 eu fiz a postagem "E Ninguém Faz Nada... MPRJ cadê você?".

Ali apresentava os números de processos tanto na Justiça Comum como nos Juizados Especiais contra Light.

Consultando o site do TJRJ busquei as informações ao longo do tempo para demonstrar como a Light vem sendo cada vez mais processada. Isto porque vem cada vez mais emitindo TOIs fraudulentos.

Estes gráficos mostram isso, e foi a postagem deles no Twitter que gerou a resposta da Light publicada na postagem "No Caminho Certo - Mais Respostas".



E o título desta postagem é o óbvio, para quem ainda acredita nas respostas deles: é claro que este número de ações é consequência de pessoas honestas que estão sendo lesadas pela Light, sendo acusadas injustamente de ladrões.

Se houvesse "gato" a Light deveria ser o polo ativo das ações. Ela deveria processar aqueles que furtam. É o que todos queremos, que os verdadeiros "gatos" sejam combatidos, dentro da legalidade.

Mas o que vemos hoje é a Light extorquindo valores de consumidores honestos, usando a bandeira de combate ao furto de energia, emitindo TOIs fraudulentos e fajutos, e emitindo faturas absurdas, sob a alegada recuperação de consumo, como se houvesse algum consumo furtado.

No meu caso o TOI é tão fajuto que o nome do titular, o CPF e o número do relógio vistoriado não correspondem à minha conta. Eles dizem que fizeram vistoria em 09/01/2018 mas ninguém no prédio tem notícia de nenhuma vistoria que tenha sido feita. Dizem que o problema foi corrigido na data, mas fotos posteriores que tirei não indicam nenhuma intervenção nos equipamentos, uma vez que estão todos empoeirados. E o meu consumo após a data da alegada vistoria segue no mesmo patamar anterior, com as flutuações normais de mês a mês. Mesmo com tudo isso a Light "julgou" minha reclamação improcedente, e pela carta parece nem terem lido o que informei.

Estou com ação no Juizado Especial Cível, sou mais um dos números de março. Duvido que apresentem as fotos da instalação que mostre o "gato" corrigido. Para isso teriam que ter ido ao meu prédio e teriam que ter encontrado algum "gato".

Mas solução para o problema só com intervenção da imprensa, Procon e MPRJ. Enquanto ficarmos cada um individualmente batalhando contra a Light eles seguirão fazendo com outro e mais outro. Antes tiravam relógios, ou mexiam nas instalações e depois diziam que tinha "gato". Agora estão em um exagero maior na fraude: nem fazem vistoria nenhuma, simplesmente inventam que houve a visita e o cliente se recusou a receber o TOI, e fazem a cobrança.

E porque fazem isso? Ora, os números são claros. O valor que me cobram é de 9 mil reais. Tem clientes sendo cobrados em 4 mil, 6 mil, 11 mil. E foram 50 mil reclamações na Aneel em 2017. Se fizermos uma conta de 25 mil reclamações sobre este assunto, procedentes, de TOI fraudulentos, com valor médio de 4 mil reais, teremos um faturamento "inflado" em 100 milhões em 2017, que só deixa de constar no balanço ao final do processo judicial, e isso, mesmo com uma provisão contábil por perdas judiciais, pode ser o que falta para disfarçar o "rombo" da Light.

Na justiça são raros os casos de recebimento em dobro ou de danos morais. Infelizmente. E com isso a prática se perpetua, com a Light lesando seus clientes e disfarçando sua real situação contábil.

Vamos ver até onde isso vai.

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