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terça-feira, 3 de abril de 2018

E PARA RECLAMAR NA ANEEL?

Uma vez que a sua carta de contestação tenha sido rejeitada na Light um próximo passo pode ser abrir uma reclamação na ANEEL.

Talvez você opte por entrar logo na justiça... mas uma coisa não impede a outra. O fato é que é bom abrir reclamação na ANEEL, porque desta forma engrossa as estatísticas, que mostram 50 mil reclamações contra a Light na agência reguladora em 2017, só sobre cobranças indevidas. E é possível ver que em 2018 a média está na casa das 5 mil reclamações mensais.

E como se faz essa reclamação?

Bem, o primeiro passo é ter um número de protocolo de atendimento na Light. Pode ser o do 0800, pode ser da Agência Virtual, ou pode ser o do registro da carta de contestação.

O segundo passo importante é que o protocolo já tenha sido atendido. Eu abri a reclamação com a carta de contestação ainda aguardando resposta, e a resposta da ANEEL foi para aguardar tal resposta.

Recebida a negativa da contestação, é só entrar no site da ANEEL: www.aneel.gov.br.

Clicar no menu Espaço do Consumidor/ Como Registrar sua Reclamação e lá embaixo na página clicar em Registrar Solicitação, ou, no momento ir direto para este link.

Você terá que fazer um cadastro na ANEEL, informando seus dados, criando uma senha, e depois é só escolher Registrar Solicitação de novo e preencher o campo da reclamação. É possível anexar arquivos. Se achar conveniente adicionar fotos da sua instalação, cópia do TOI ou de carta da Light, alguma cópia de conta de luz sua, é só escolher. São até 10 anexos.

Você receberá um protocolo, que poderá usar para acompanhar o atendimento, e receberá os avisos por e-mail ou carta, conforme tenha escolhido.

Pode ser que seu problema seja resolvido neste nível, tem acontecido bastante, mais do que somente com a contestação. Mas a maioria recebe negativa e aí o passo seguinte é entrar na justiça. 

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