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terça-feira, 3 de abril de 2018

A CARTA DE CONTESTAÇÃO

Tenho observado vários comentários no grupo do Facebook Vítimas do Golpe da Light, sobre como fazer a carta de contestação na Light.

Alguns dizem que não sabem como fazer, outros com pedidos de modelo. Uma das participantes inclusive postou sua carta, sem dúvida uma ótima ajuda.

O fato é que não há um modelo, pois é totalmente livre a forma. O importante é se identificar, passar as informações básicas, e descrever da melhor forma possível porque discorda do TOI.

A carta pode ser feita a mão, sem problemas. Daí é só levar na Loja da Light, levando também cópia da identidade e CPF, pois eles devem pedir estes documentos.

Mas para ajudar, transcrevo abaixo o formato que utilizei para fazer a contestação. É importante notar que a minha carta não foi aceita, ou seja, não é um modelo de carta que vá ajudar de forma relevante. Mas serve de parâmetro para realizar este passo na solução do problema, que de uma forma geral está acabando na justiça.

"
Rio de Janeiro, 05/03/2018

Prezados,

Em atenção à carta da Light, Aviso de Processo Administrativo ML-XXXXXXX, No Cliente XXXXXXXX, Inspeção XXXXXXXXXXX, informo também que:

1 - o TOI possui diversas inconsistências, tais como:
a)  Titular da Unidade Consumidora,
b)  identificação,
c)  tipo de fornecimento,
d)  nr de série do medidor,
e)  corrente nominal incompatível com minha instalação,
f)   leitura divergente da apresentada pela própria Light nas contas.
2 – Não há registro da realização de nenhuma visita ou vistoria no condomínio, ficando o PC de Luz fechado, sem acesso ao moradores, sendo a vistoria realizada somente com acompanhamento de funcionário da administração;

Solicito o cancelamento deste TOI e da referente recuperação de consumo, por conta de não haver a menor consistência nas informações apresentadas


__________________________
Nome Nnonononon
CPF: NNNNNNNNNN"

7 comentários:

  1. Sob qual alegação não aceitaram a carta?

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    1. Bom dia, Ricardo.

      Isso que é o impressionante. Eu postei a resposta deles na postagem http://toifraudedalight.blogspot.com/2018/04/resposta-da-contestacao.html

      O que dizem é que "as informações são insuficientes para a alteração da revisão de faturamento". A impressão que dá é que nem leram a minha carta.

      Mas parece que a praxe é essa mesma. Aí tem que reclamar na Aneel, dependendo como faça pode ter sucesso. Eu não consegui, mas de qualquer forma vale a pena registrar.

      Depois disso tudo, junte os documentos e procure o juizado especial. É minha dica.

      Abraços.

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  2. Se eles obrigarem idosos a assinar foi o caso da minha mãe

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  3. Esse tipo de processo não adianta no Juizado Especial. É declarado extinto.

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    1. Era o que os juizados especiais estavam fazendo, aceitando o argumento de que necessita perícia. Infelizmente.

      Eu considero um erro e uma verdadeira "lavada de mãos" dos juizados especiais, pois em diversos casos o erro e abuso é tão flagrante que não necessita periciar nada.

      Mas infelizmente a justiça foi muito complacente com o que a Light vinha fazendo, pois na verdade são vários crime e deveria ter levado muita gente para cadeia, mesmo.

      Abraços.

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    2. A perícia é por conta da light, o ônus da prova é de quem acusa.

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    3. À luz do Código do Consumidor, sem dúvida.

      Mas o mais impressionante é que a justiça está tratando o caso mais ou menos da seguinte forma: você está os acusando deles mentirem sobre o gato. Entende? Você é que está iniciando o processo contra eles.

      O correto seriam eles te processarem por ter realizado o furto. Mas você é que está iniciando o processo. A coisa extrapola qualquer senso de razoabilidade, e a justiça e outros órgãos deixam rolar.

      Abraços.

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